segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

ONU é alertada por países europeus sobre mísseis nucleares desenvolvidos pelo Irã

A carta diz diz que o Irã testou uma variante de míssil Shahab-3 tornando “tecnicamente capaz de entregar uma arma nuclear”

Três potências europeias enviaram uma carta para a ONU declarando que o Irã está produzindo mísseis balísticos com capacidade nuclear, o que violaria uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
Assinada pelo Reino Unido, França e Alemanha, a carta diz diz que o Irã testou uma variante de míssil Shahab-3 “equipada com um veículo manobrável de reentrada” que poderia entregar uma arma nuclear.
Essa atividade é “inconsistente” com uma resolução que endossa o acordo nuclear de 2015 no Irã, argumenta.
O Irã nega a alegação e através do ministro das Relações Exteriores Mohammad Javad Zarif, diz que a denúncia da carta se trata de “falsidade desesperada” apresentada pelas potências europeias “para encobrir sua miserável incompetência em cumprir o mínimo” de suas obrigações sob o acordo nuclear.
A Resolução 2231 do Conselho de Segurança “conclama o” Irã a “não realizar nenhuma atividade relacionada a mísseis balísticos projetados para serem capazes de fornecer armas nucleares, incluindo lançamentos usando essa tecnologia de mísseis balísticos”.
Segundo reportagem da BBC, o Irã insistiu que seu programa nuclear é inteiramente pacífico e negou que seu programa de mísseis balísticos viole a resolução.
Mas a carta cita imagens de vídeo de um teste publicado pelo próprio Irã que mostra um reforço de Shahab-3 que era “um sistema de Categoria 1 do Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis”, tornando “tecnicamente capaz de entregar uma arma nuclear”.

Nenhum comentário: