sábado, 25 de dezembro de 2010

QUEM FICARÁ DE FORA DO REINO DE DEUS?

E ficarão de fora...

“Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” I Coríntios 6:10

DEVASSO; dissoluto, corrupto;

DISSOLUTO:  que foi dissolvido; que se encontra em estado de dissolução; que se decompôs; decomposto, desfeito.

CORRUPTO: em que houve adulteração; que sofreu alteração; que ou aquele que age desonestamente, em benefício próprio ou de outrem, esp. nas instituições públicas, lesando a nação, o patrimônio público etc.

IDOLATRA: que adora ídolos seja deus ou homens;

ÍDOLO: imagem que representa uma divindade e que se adora como se fosse a própria divindade; pessoa ou coisa intensamente admirada, que é objeto de veneração.; na tradição judaico-cristã, indivíduo real, imagem representativa de uma entidade fantástica, ou a própria entidade, considerados, de maneira equivocada e herética, portadores de atributos divinos.

EFEMINADO: homem que adota estilo feminino ou que aparentam ser como mulheres; 

SODOMITAS: conjunção sexual de homem e mulher saindo do natural, relação sexual entre homossexuais masculinos;

ADÚLTEROS: quem violou ou que viola a fidelidade conjugal; 

MALDIZENTE; quem fala mal dos outros vive se maldizendo;

PROSTITUTO; o devasso o que se entrega ao sexo de maneira ilícita;

LADRÕES: possuidor das coisas alheias. Aquele que pega sem pedir e nunca mais devolve;

BÊBADOS: que se embriaga com frequência; que possui grande tendência para se embriagar;

ROUBADORES: aquele que “pratica o roubo”   

Cães: 4 verbetes 

cão1
[
Do lat. cane.] Substantivo masculino. Mamífero carnívoro, tipo dos canídeos (v. cânis).

cão2
[Do persa , ‘estalagem’.] Substantivo masculino. Mercado público, no Oriente Médio.
cão3
[Do lat. canu, ‘velho de cabelos brancos’.] Adjetivo. Que tem cãs; encanecido.

Cão 4

Na Bíblia, a palavra cães é aplicada tanto no sentido literal quanto no sentido figurado. A ideia sobre os cães nos tempos bíblicos era muito diferente de como enxergamos os cães na atualidade. Naquele tempo, os cães geralmente eram animais selvagens que andavam em bandos e causavam muito transtorno para as pessoas. Portanto, os cães eram criaturas perigosas e consideradas desprezíveis (cf. 1 Reis 14:11; 2 Reis 8:13). Eles perambulavam pelas ruas de cidades e vilarejos e frequentemente se comportavam de forma sanguinária.

Os judeus sempre viam os cães como animais asquerosos. Num salmo messiânico, o salmista aplica essa referência: “Cães me cercam; uma súcia de malfeitores me rodeia; traspassaram-me as mãos e os pés” (Salmo 22:16).

No livro de Deuteronômio, as pessoas envolvidas com prostituição são chamadas de cães (Deuteronômio 23:18). O profeta Isaías também usou a palavra “cães” para falar dos líderes infiéis de Israel (Isaías 56:10,11).

Já nos tempos do Novo Testamento, os rabinos tinham o costume de usar a figura dos cães para se referir aos gentios. Ironicamente, o apóstolo Paulo também designou seus oponentes e adversários da obra de Deus, como “cães (Filipenses 3:2). No contexto em que Paulo escreve, os cães eram os falsos mestres que tentavam impor práticas judaizantes aos cristãos como forma de salvação.

Portanto, fica claro cães” diz respeito às pessoas infiéis e de baixo caráter moral; aquele que se desvia dos caminhos do Senhor, representa o caráter ruim de um suposto cristão e cometem pecados nojentos. Além disso, comparando a lista de categorias de pessoas que serão lançadas no lago de fogo em Apocalipse 21:8, com a lista de pessoas que ficaram de fora da cidade celestial em Apocalipse 22:15, também percebemos que os “abomináveis” ou “detestáveis” da primeira lista são os “cães” da segunda lista.

Portanto, em resumo, a declaração “ficarão de fora os cães” é uma expressão pejorativa que denota àquelas pessoas que devem ser evitadas por causa de sua imoralidade, leviandade e infidelidade. São pessoas que demonstram um caráter pecaminoso, corrupto e incontrolável. São pessoas que têm ganância por alimentar sua iniquidade. Sem dúvida essas pessoas ficarão de fora da vida eterna ao lado de Deus.

TÍMIDOS: são covardes e medrosos;

COVARDE: que ou quem age com temor diante de alguém ou de algo; que ou quem não apresenta valentia; que não apresenta coragem; que se caracteriza pela ausência de arrojo, de bravura, de valentia

MEDROSO: dominado pelo medo; que demonstra medo; temeroso, receoso; acanhado, tímido, hesitante, fraco; aquele que é dado a ter medo, que facilmente se amedronta; poltrão, covarde.

FORNICADORES: o que mantem sexo antes do casamento seja com jovens ou não pratica coito e pecados da carne como a masturbação; 

FEITICEIROS: os que praticam a macumba, candomblé, magia, e quem consultam deuses estranhos tipo: ler mãos, horóscopos, cartomantes, baralhos ou qualquer outro tipo de feitiço. 

29 comentários:

Unknown disse...

Muito esclarecedor obrigado q Deus t abençoe

Unknown disse...

Muito esclarecedor obrigado q Deus t abençoe

RAFOX disse...

Li hoje para meu filho de 13 anos esses estatutos. E JUNTOS conhecemos a vontade e advertência de DEUS JEOVÁ.
OBRIGADO

RAFOX disse...

Li hoje para meu filho de 13 anos esses estatutos. E JUNTOS conhecemos a vontade e advertência de DEUS JEOVÁ.
OBRIGADO

Unknown disse...

Lindo texto esclarecedor

ipb disse...

Ótima reflexão

Unknown disse...

Parabéns,irei dar uma palavra hoje na nossa igreja, é dura mas vou levar daqui,que DEUS vos abençoe

Unknown disse...

Parabéns,irei dar uma palavra hoje na nossa igreja, é dura mas vou levar daqui,que DEUS vos abençoe

Unknown disse...

Meu amigo que estudo abençoado esse, Des o abençoe por se empenhar a isso

Unknown disse...

A Paz,meu irmão,o irmão não errou em nada,só precisava ser mais exclarecido,a respeito de*cães*...para mim,são os obreiros do mal,ou mal obreiro,que também não herdará o reino de Deus!....muito obrigado!

Unknown disse...

Só verdades!

Unknown disse...

Gostei muito

Unknown disse...

Muito bom mesmo

Unknown disse...

E gostaria de fazer uma observaçao para acrescentar que cão é aquele volta a seu próprio vomito ou seja que volta a fazer errado de novo depois que esta na casa de Deus como a porca que depois de limpa volta ao chiqueiro,obrigado.

Roseli Rosa disse...

Lendo em 07 de Outubro de 2018

Unknown disse...

Irmão eu não consegui entender quem sao esses cães de Apocalipse 22V15

Unknown disse...

É que você falou de 4 vertentes faltou uma

Anônimo disse...

Gostei. Deus abençoe sua vida!!

Unknown disse...

É necessário esses esclarecimentos. Estou agradecida ao meu Deus.

Unknown disse...

praticar sempre a bondade e o bem.

Unknown disse...

Muito bom esclarecimento das duvidas que encontramos.Pena e triste por saberbos que as pessoas nao querem saber do amor de Deus...

Anônimo disse...

Eu tenho 10 anos li e aprendi os que ficarão de fora do reino de deus e eu estou no meio de um deles mais vou me corrigir que deus abençoe a todos

Unknown disse...

Obrigado muito esclarecedor. Só não entendi o que é cães.

Unknown disse...

Tudo pura verdade as palavras desse livro são verdadeiras

Marcos Evan disse...

Cães: Aquele que pratica o pecado, depois volta a cometê-lo, pois tem prazer na prática do pecado...assim como o cão que vomita e volta (lambe) o próprio vômito

Unknown disse...

Muito importante temos que ter habilidade para manusear a palavra de Deus,porque muitas das vezes deparamos com pesso'as que tem dúvidas pede esclarecimento , também deparamos com outras pessoa que vei com um monte de papel ou seja com uma tese tentar tirar agente da verdade de Deus.

Unknown disse...

Se cometermos uns desses erros DEUS nos perdoa novamente, ou não há mais perdão?

Unknown disse...

Muito bom cometário bíblico.Que o Senhor nos ajude a praticar a sua palavra dia a pós dia e que seja encontrado em nós o fruto do Espírito que o que nos sela para o grande dia.

Unknown disse...

Que maravilha