segunda-feira, 4 de março de 2019

Os apóstolos da igreja primitiva e os atuais

Os verdadeiros apóstolos viveram e morreram pelo nome de Cristo. Os de hoje não morreriam pelo nome Dele, assim como não vivem.

Se autopromover a apóstolo, considerando haver neste título uma posição de superioridade em relação à posição pastoral, se tornou moda nas últimas décadas.
O protestantismo brasileiro é, historicamente, sujeito a modismos. Alguém aparece com uma “novidade” e em seguida há dezenas, centenas, milhares de outros seguindo a mesma “visão”.
Arruma-se alguma justificativa espiritual para garantir a novidade – geralmente é “avivamento” – e conforme alguns ganham projeção com a nova empreitada, outros também embarcam.
Novidades teológicas sempre são perigosas e merecem um escrutínio bíblico severo. Como a Palavra de Deus permanece a mesma, raramente as novidades resistirão à análise acurada. Porém, muitos não se importam. Se há um “avivamento” rolando precisam fazer parte. Se surgiu a partir de uma “revelação”, melhor ainda.
Há premente desejo de sair da mesmice de sempre. São do tipo que precisam de novas experiências, moveres, unções… Novidades.
O Evangelho bíblico então se torna algo que não basta mais, a turma o considera monótono. É preciso esgarçá-lo. Encontrar novas formas de manifestá-lo.
A moda apostólica surgiu nesse bojo. É preciso um estardalhaço que tire a igreja que não lê Bíblia do marasmo, de preferência com pressupostos teológicos que deem guarida à perspectiva de arrecadar muitas ofertas especiais.
Poucas coisas são mais vergonhosas e carnais no evangelicalismo atual do que o “apóstolo” autonomeado que o fez como consideração de promoção e elevação espiritual.
Os apóstolos legítimos, cujos Atos estão relatados no Cânon, completaram um avivamento espiritual que mudou a história do mundo, a geopolítica, a estrutura religiosa e afetou todos os centros de poder.
Respeitamos o legado dos apóstolos de Cristo por dezenove séculos. Não podemos compará-los agora a quem se autopromove para cobrar trízimo e comprar jatinho.
Que moral possuem para se comparar a estes homens?
Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Depois, ordenaram-lhes que não falassem em nome de Jesus e os deixaram sair em liberdade.
Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.
Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo.
Atos 5:40-42.

Um comentário:

Luciano Silva disse...

oi tudo bem galera ? meu nome é luciano moro em são paulo estou aqui para tambem divulgar o meu blog,para quem quer se alimentar da palavra de Deus e saber sobre o fim dos tempos ai esta o endereco façam uma visita:


https://apostasiadofim.blogspot.com/#