terça-feira, 5 de novembro de 2019

Chefe da IDF fala sobre as ameaças de guerra que Israel enfrentaB

Aviv Kochavi afirma que país se prepara para lidar com “várias arenas e inimigos simultaneamente”

O chefe das Forças de Defesa de Israel (IDF- sigla em inglês), Aviv Kochavi, declarou que há um alerta para as regiões norte e sul do país com possível ataque liderado pelo Irã.
Este seria o principal desafio de segurança que Israel enfrenta no momento. “O desafio estratégico central de Israel está na arena norte”, disse Kochavi à imprensa local nesta quinta-feira (24).
“No centro estão o entrincheiramento das forças iranianas e outras na Síria e o projeto de mísseis de precisão. Nas duas situações, esse é um esforço liderado pelo Irã, usando o território de países com governos extremamente fracos”, afirmou.
“Por muitos anos, o Hezbollah manteve o estado libanês ‘cativo’, estabeleceu seu próprio exército e é o que realmente determina a ‘política de segurança’ do país”.
Além de continuar os preparativos para um confronto no norte, o exército também está ciente de um possível surto no sul, apesar da relativa calma na fronteira com Gaza nos últimos meses, seguindo os passos de Israel para facilitar a vida da população civil lá.
“Israel está lidando com várias arenas e inimigos simultaneamente”, disse Kochavi na quarta-feira.
“Nas arenas norte e sul, a situação é tensa e frágil e pode se deteriorar em conflito – apesar do fato de que nossos inimigos não estão interessados ​​em guerra. Como resultado, a IDF vêm acelerando seu processo de preparação nos últimos meses”.
Israel vê a Jihad Islâmica como a organização com maior probabilidade de arrastar o sul para um novo confronto, assumindo o manto de violenta resistência do Hamas.
Nos últimos dois meses uma série de incidentes fizeram com que Israel intensificasse os preparativos nas fronteiras por conta das ameaças da Força Quds do Irã, bem como com o Hezbollah, seu substituto no Líbano.
A retirada das tropas norte-americanas da Síria também preocuparam os israelenses.

Nenhum comentário: