domingo, 1 de setembro de 2019

Macron, cuide de suas árvores e deixe a Amazônia em paz, pois não pedimos a tua opinião

Emmanuel Macron em conferência de imprensa
“A nossa casa está queimando”. Há motivos de sobra para este comentário do presidente da França, Emmanuel Macron, ter sido tão criticado pelo governo brasileiro. Foi uma postura pequena para o líder de uma nação.
Sem falar que o senhor Macron usou as redes sociais para tal comentário. Um palco perfeito para interpretações dúbias, alarmismo e fomentação de ódio entre os povos.
À parte isso, o presidente francês se apropriou de uma crise que não lhe pertence, já que a Amazônia está em território latino-americano, se estendendo por nove países.
Mas o pior de Macron veio a seguir: defendeu abertamente a “conveniência de conferir status internacional” à floresta caso os líderes da região tomem decisões que prejudiquem o planeta.
Que história absurda é essa Macron? Meu conselho: cuide de suas árvores e deixe a Amazônia em paz, pois não pedimos a tua opinião.
Macron ainda repetiu o mito de que a floresta tropical é o “pulmão do mundo”, um verdadeiro atentado à inteligência de qualquer pessoa. Um mito que já foi desmentido por diversos estudos.
Dan Nepstad, um dos principais especialistas do mundo em floresta da Amazônia, disse que trata-se de uma “besteira”.
“Não há ciência por trás disso. A Amazônia produz muito oxigênio, mas usa a mesma quantidade deste gás através da respiração”, explica.
Ou seja, tudo o que a floresta produz em oxigênio, ela mesma consome. Ele afirma ainda que esse oxigênio também é produzido por fazendas de soja e pastagem.
A verdade é que a bandeira ambientalista é perfeita para Macron, que enfrenta uma popularidade menor que 29% na França. O líder europeu tenta utilizar a briga com o Brasil para ganhar popularidade.
Macron provoca o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, com o objetivo de criar um inimigo comum entre os franceses.
Essa questão ambiental também é perfeita para rechaçar o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, costurado através do empenho do governo brasileiro. Os agricultores europeus não querem enfrentar a concorrência brasileira.
Há muito oportunismo nessa história. Muitas falas desonestas por parte do presidente da França, que chegou a usar uma imagem antiga para ilustrar a queimada na floresta.
A fala colonialista do presidente da França, sugerindo interferência internacional no território brasileiro, ofende a todos nós, cidadãos desta terra que tanto amamos.
Chamar Bolsonaro de “mentiroso” também é grave. Demonstra a mentalidade pequena de um representante de uma potência, que deveria ao menos considerar os milhões de votos que elegeram o presidente da República.
Sinceramente me questiono: Macron espera o que com esse comportamento? Quer que acreditemos que seu interesse real é a preservação da floresta?
No entanto, nossa arma contra a histeria e a insanidade é a verdade – como diria Bolsonaro. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8.32).
Por fim, reitero a necessidade de união entre os brasileiros, deixando de lado os interesses mesquinhos, pelo bem da nossa casa. Pelo bem do Brasil.

Nenhum comentário: