quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CORPO E ALMA, MACHO E FÊMEA

CORPO E ALMA, MACHO E FÊMEA
“Pois a nossa Pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as cousas”. Filipenses 3:20 e 21
O homem é um ser psico-físico-bio-so­cial.
Cada ser humano neste mundo é dota­do de um corpo material animado por um eu pessoal imaterial. As Escrituras chamam este de “alma” ou “espírito”. “Alma” dá ênfa­se àquilo que é distinto na personalidade cons­ciente de uma pessoa; “espírito” carrega con­sigo não só as nuances da personalidade derivadas de Deus, mas também a dependên­cia dele e a distinção do corpo como tal.
Há duas linhas de pensamento sobre a for­mação do homem, como ser humano:
A – A linha DICOTÔMICA, isto é, dizen­do que o homem é formado de corpo e alma, sendo o corpo a parte material e a alma a par­te espiritual. Os que pensam assim equipa­ram alma ao espírito. Para eles, sem questionar corpo e espírito”, “corpo e alma” são a mes­ma cousa.
B – A linha TRICOTÔMICA, isto é, afir­mando que o homem é constituído de corpo, alma e espírito, como Paulo escreve: “o mes­mo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conserva­dos íntegros e irrepreensíveis na vinda de nos­so Senhor Jesus Cristo”. (1ª Tessalonicenses 23) Aqui, corpo é a parte material, alma são sentimentos, emoções e vontade e espírito é o fôlego da vida. Deus soprou nas narinas de Adão o fôlego da vida (“ruah” em hebraico e “pneuma” em grego, de onde se originou a pa­lavra pneumático, pneu.
É por intermédio do nosso corpo que nos relacionamos com o meio ambiente e com as outras pessoas. Nada havia de mau ou corrup­tível no corpo que Deus criou no início. Se o pecado não tivesse ocorrido, o envelhecimen­to físico e o declínio que conduz à morte, não seriam parte da experiência humana. “Portan­to, assim como por um só homem entrou o pe­cado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram”. (Roma­nos 5:12) e “mas da árvore do conheci­mento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, cer­tamente morrerás”. (Gênesis 2:17)
Ambos , homem e mulher são res­ponsáveis diante de Deus por suas deci­sões, escolhas e tudo mais sabendo que cada um de nós dará contas de si mes­mo a Deus”. (Romanos 14:12)
Que o Senhor Deus aplique aos nossos co­rações esta m e n s a g e m . Amém.

Um comentário:

Unknown disse...

Existe espiro macho e espírito femia?